A História dos 4×4

Os veículos com tração às 4 rodas, os 4×4, tiveram a sua origem nos últimos anos do longínquo século XIX, inventados com o propósito de auxiliar a manobrabilidade de tratores e outra maquinaria pesada, como aquela utilizada no reboque de armas de artilharia.

Na primeira década do século XX surgiram os primeiros automóveis com tração às quatro rodas e logo depois, com a Grande Guerra, assistiu-se a um desenvolvimento exponencial nesta área, fulcral nas batalhas dos pesados terrenos da Europa central.

Entre as duas guerras começaram a ser fabricados veículos 4×4 para uso diário e também para grandes viagens, como a travessia de desertos ou as incríveis rotas intercontinentais, nas quais se inclui a rota de Marco Polo que une Beirute a Pequim. Esta rota foi atravessada com sucesso pela primeira vez utilizando veículos todo o terreno em 1931 graças a uma expedição organizada pela marca Citroën.

A década de 40

Esta foi a década que viu surgir os veículos 4×4 no formato que hoje em dia reconheceríamos.

A Jeep apareceu com quase 3000 veículos todo o terreno já no final da Segunda Guerra Mundial, enquanto a Ford e a Willys-Overland fabricaram 700 000 4×4 especificamente concebidos para o transporte de tropas durante a guerra.

Já no período do pós-guerra apareceu a sobejamente conhecida Land Rover, que veio a produzir alguns dos veículos todo o terreno mais famosos das últimas oito décadas.

O presente

Atualmente encontramos todos os tipos de veículos 4×4, desde desportivos a utilitários e ainda os muito variados modelos utilizados na agricultura, indústrias pesadas e construção, e ainda no setor militar.

Muito tempo passou desde que a Latil fabricou o primeiro 4×4 em 1898; daí até aos dias de hoje, a evolução foi tal que em 1971 e 1972 o mundo inteiro chegou a assistir a passeios de jipe na Lua, enquanto que recentemente houve um veículo 4×4 não-tripulado a efetuar uma missão em Marte!