Como Conduzir um Veículo 4×4

Enquanto os aspetos mais básicos de condução se aplicam aos veículos com tração às quatro rodas e também àqueles com tração a duas, existem detalhes que é importante ter em conta e que farão toda a diferença para que possa desfrutar ao máximo da condução de um 4×4.

Conhecendo estes aspetos poderá maximizar todo o potencial do todo o terreno e conduzirá com total segurança.

4×4 mas não sempre

Um veículo com tração às quatro rodas de uso misto, isto é, em estrada e fora dela, deverá ser colocado na opção de tração a duas rodas sempre que possível. Isto aplica-se principalmente a alguns veículos que podem ter o eixo dianteiro danificado ao conduzir em modo 4×4 quando o alcatrão está seco.

Atualmente os veículos de tração às quatro rodas conseguem mudar de modo de tração em movimento, bastando para isso pressionar um botão. No entanto, outros modelos mais antigos ou mais simples poderão ter algumas das suas peças danificadas se se passar de um modo de tração a outro com o carro a circular. Inteire-se bem das características do veículo específico que conduzir e saiba em que circunstâncias poderá e deverá alterar o modo de tração.

Perigos da condução de um 4×4

Conduzir um 4×4 não é em si perigoso. O que causa o maior número de acidentes com veículos 4×4, principalmente com máquinas de trabalho e agrícolas, é o excesso de confiança que muitos condutores sentem ao conduzir um veículo com estas características.

Por isso, lembre-se que este tipo de condução não facilita a travagem nem o contornar de curvas, nem sequer aumenta a aderência em superfícies com gelo.

Por fim, lembramos que a maior parte de acidentes com máquinas de trabalho 4×4, como os tratores, acontece em grandes declives. Nestas situações conduza devagar e não arrisque. Procure um caminho alternativo mais seguro sempre que possível.